TRADICIONALIS

Este Blog pretende ser um espaço onde se trocam impressões e ideias sobre o património cultural português e qual a melhor forma de o preservar. A música e os instrumentos musicais, em especial os cordofones, terão aqui um espaço privilegiado.

29 março 2007

OFICINA DE PERCUSSÃO NO MUSEU DA MÚSICA PORTUGUESA

A Associação Gaita-de-foles, em colaboração com o Museu da Música Portuguesa, organiza no fim-de-semana de 31 de Março e 1 de Abril uma oficina de iniciação à percussão para gaita-de-fole. A oficina destina-se a transmitir alguns conhecimentos iniciais de percussão (caixa e bombo), para acompanhar repertório de gaita-de-fole: técnicas de execução, noções básicas, algum repertório e exemplos práticos, sendo acessível a quem não tenha quaisquer conhecimentos prévios. No início da oficina os formandos recebem um par de baquetas e um "drumpad" para praticar (incluído no valor da inscrição) e serão disponibilizados instrumentos no espaço da oficina. O número de vagas é limitado e valor é de 35 euros (30 euros para sócios) para as duas sessões diárias, das 15h00 às 18h00. Data limite para inscrição: 30 de Março. Esta oficina conta com o apoio do Tocándar - grupo de percussão e Museu da Música Portuguesa. Inscrições e informações em contacto@gaitadefoles.net / 931196995. O Museu da Música Portuguesa - Casa Verdades de Faria está situado na Av. de Sabóia, nº 1146 Monte Estoril.

19 março 2007

SIMPÓSIO MÚSICA E MÚSICOS EM GUIMARÃES

Nos próximos dias 22 e 23 de Março realiza-se o "Simpósio Música e Músicos emGuimarães", uma iniciativa que será levada a cabo conjuntamente pela Sociedade Musical de Guimarães, Universidade do Minho e Câmara Municipal de Guimarães.O evento, com realização bienal, procura proporcionar a investigaçãonas áreas tradicionais da musicologia, mas abre campo, também, àinovação nas áreas do ensino, investigação e experimentação musical, com recurso às novas tecnologias do digital e da realidade virtual. Umtema de interesse a abordar neste simpósio é, também, o daEtnomusicologia, enquadrando o estudo da música de raiz popular no seucontexto cultural próprio Para mais informações visitem o site da Sociedade Musical de Guimarães

18 março 2007

COLÓQUIO RITUAIS DE INVERNO COM MÁSCARA

No próximo dia 20 de Março entre as 9h30m e as 17horas realiza-se, na Torre 1 – auditório 1 da Faculdade de Ciências Sociaias e Humanas – Universidade Nova de Lisboa, o colóquio “Rituais de Inverno com Máscara”
Centrado na exposição com o mesmo nome, inaugurada em Dezembro de 2006 no Museu Abade de Baçal, este Colóquio reúne o grupo de investigadores que, sob a orientação científica de Benjamim Pereira, e, tendo todos eles realizado trabalho de campo sobre a temática das Festas do Ciclo de Outono-Inverno e o complexo dos mascarados de Trás-os-Montes, contribuíram para o catálogo. Esta apresentação e debate público será também uma homenagem ao trabalho de Benjamim Enes Pereira sobre o complexo das máscaras portuguesas e em prol do desenvolvimento da Etnografia Portuguesa.

Organização e informações:
Departamento de Antropologia-FCSH
Centro de Estudos de Etnologia Portuguesa-FCSH
Centro de Estudos de Antropologia Social-ISCTE