TRADICIONALIS

Este Blog pretende ser um espaço onde se trocam impressões e ideias sobre o património cultural português e qual a melhor forma de o preservar. A música e os instrumentos musicais, em especial os cordofones, terão aqui um espaço privilegiado.

24 junho 2007

ANTÓNIO FARIA VIEIRA


Presença habitual na Feira Internacional do Artesanato, o António Faria Vieira é o único construtor de cordofones que “teima”, felizmente, em brindar-nos com a sua presença e com os seus instrumentos. É uma oportunidade, para todos os que estiverem interessados em comprar um instrumento, de contactar directamente com o construtor. Para os papás que ainda não decidiram o que vão oferecer aos filhotes como presente pela passagem do ano lectivo aqui fica uma dica: O António Vieira tem cavaquinhos a partir de 60 euros. Eu já comprei um !

23 junho 2007

FIA - 2007



A FIA Lisboa 2007 - Feira Internacional do Artesanato vai estar de 23 de Junho a 1 de Julho, entre as 14h00 e as 23h00, na FIL (Parque das Nações) Este ano as novidades no artesanato nacional e internacional vão ocupar os pavilhões 1, 2 e 3 da FIL, no Parque das Nações.

16 junho 2007

NOVOS RITMOS; NOVOS ESTILOS

Na próxima quarta-feira, 20 de Junho, pelas 18h00 realiza-se no Museu da Música o último debate da exposição tendo por tema Novos ritmos, novos estilos: o pop-rock em Portugal. Coordenado, desta feita, por João Carlos Callixto o debate irá reunir músicos pioneiros do pop rock português (a anunciar) para contar as histórias do rock anterior a Rui Veloso. Tal como os debates anteriores a entrada é livre.

15 junho 2007

WORKSHOP NA MUSIFEX

Hoje às 17H30 na Musifex realiza-se um Workshop com Tuniko Goulart. Trás consigo mais dois elementos, o Edu Miranda e o Giovani Goulart que tal como ele pertenceram ao Grupo Romanças

14 junho 2007

FESTIVAL DE TASSJAZZ

Está a decorrer desde 8 de Junho no jardim da Fonte Férrea em Odemira a 4ª edição do Festival de TassJazz. Todas as sextas feiras, às 21h30, haverá a oportunidade de assistir a um espectáculo diferente.
A vila de Odemira irá encher-se de música jazz, com várias bandas nacionais e estrangeiras. Para além dos diversos espectáculos previstos a partir 21.30 horas (DESBUNDIXIE, no dia 8 de Junho; THE CHARMERS, no dia 15 de Junho; ORQUESTRA DE JAZZ DE LAGOS, no dia 22 de Junho; e ESTAMBUL, dia 29 de Junho), a 4ª edição do certame conta com uma Oficina de Jazz.

13 junho 2007

FEIRA MEDIEVAL DE BELVER

Gavião
Local: ruas e castelo de Belver
Data: 15 a 17 de Junho

Do programa do evento, organizado pelo Município de Gavião, destacam-se a arruada pelas ruas com gaita-de-foles, tambores e timbalões, um cortejo medieval, bailias, folias e folguedos no castelo, banquete ao ar livre no castelo, com animação circense, concerto de música medieval, espectáculo de teatro sobre a lenda de Bel de Ver, e torneio de armas de homenagem ao enviado de D. João I.

12 junho 2007

SOBRE O DEBATE “A MUSICA POPULAR ANTES DE 1960”

O debate do passado dia foi mal organizado e conduzido de uma forma que demonstra a falta de calo dos moderadores.

A sala estava às moscas. Apenas duas dezenas de pessoas estavam a presenciar o debate o que demonstrou, mais uma vez, a falta de divulgação dos eventos que ocorrem neste espaço. Os convidados, três verdadeiros dinossauros, representavam 3 aspectos importantes do panorama musical português dos anos 60. Carlos Menezes os músicos, João Maria Tudella os artistas e Igrejas Caeiro a rádio e a produção independente.

Pedro Russo Moreira exagerou na exposição inicial (cerca de 30 minutos) que, em minha opinião, deveria ter sido intercalada com opiniões dos convidados. Já a exposição da Leonor Losa, mais curta (9 minutos), primou pela objectividade. A intervenção de Carlos Menezes curta serviu para mostrar a ignorância de alguns dos investigadores presentes nalguns aspectos musicais. Falou pouco, mas o Carlos Menezes sempre falou e continua a falar maravilhosamente com os seus dedos nas cordas da viola.
João Maria Tudela apesar dos seus 78 anos continua em plena forma. É um conversador nato, um contador de histórias fabuloso e, como deu para perceber, a sua vida dava um filme.
Igrejas Caeiro de quem todos guardamos a imagem de um grande comunicador está, infelizmente, bastante debilitado devido à avançada idade e aos visíveis problemas de saúde. Deixar esta personalidade para o fim de um debate de 2horas (sem intervalo) foi a demonstração de insensibilidade humana. Sujeitar um vulto de tão grande importância a um espectáculo deprimente como aquele que tivemos oportunidade de presenciar foi uma atitude, no mínimo, deplorável.

11 junho 2007

PARA UMA NOVA MÚSICA POPULAR PORTUGUESA

Hoje, às 18h00 no Museu da Música realiza-se um debate com o tema: Para uma nova música popular portuguesa.
O Museu abre excepcionalmente a uma segunda-feira (entrada livre) para um debate coordenado por António Tilly em que a música popular portuguesa será discutida pela voz de alguns dos seus intervenientes. Já confirmadas as presenças de Carlos Guerreiro e Eduardo Paes Mamede, músicos que tocaram com Zeca Afonso, Fausto…

Esperemos que o debate esteja melhor organizado que o do passado dia 6 que, na minha opinião, demonstrou uma lamentável falta de "calo" quer na organização quer na moderação. Mas amanhã falarei sobre esse debate.

10 junho 2007

CAVAQUINHOS TOCAM ACORDES DE PINK FLOYD

Vale mais tarde que nunca e a iniciativa, de grande mérito, merece o respectivo destaque. Esta é a transcrição de uma notícia publicada no DN (Artes pag.44) na edição de ontem, Sábado, dia 9 de Junho de 2007.

"Com mais de quinhentos anos, o cavaquinho, um instrumento musical genuinamente português, não pára de se "reinventar" para tentar cativar os mais jovens. A simplicidade das quatro cordas permite uma fácil aprendizagem, mas os experientes conseguem tocar temas dos Queen ou Pink Floyd e até ópera. É um concerto desse tipo que vai decorrer hoje, às 21h00 na Praça da República, em Viana do Castelo. Another Brick in the Wall, dos Pink Floyd, Crazy Little Thing Called Love, dos Queen e a Habanera, da Carmen, são alguns dos temas que perto de uma centena de tocadores vão apresentar ao público. Júlio Viana, director da Festa do Cavaquinho estima que, apenas do distrito de Viana existam "mais de 300 tocadores habituais" daquele instrumento. PAULO JULIÃO, Viana do Castelo"

Espero que o concerto tenha tido sucesso pena é que a notícia tenha chegado tão em cima da hora.

05 junho 2007

A MUSICA POPULAR ANTES DE 1960

Integrado na exposição NO TEMPO DO GIRA DISCOS realiza-se amanhã, 6 de Junho, pelas 18h00 no Museu da Música, um debate que terá por tema A MÚSICA POPULAR ANTES DE 1960.
Com coordenação de Pedro Russo Moreira (INET) e presença de convidados de peso como João Maria Tudella (músico), Igrejas Caeiro (figura de destaque nos meios de comunicação, autor do programa de rádio «Os Companheiros da Alegria» na década de 50), Leonor Losa (INET/FCSH) e Carlos Menezes (guitarrista de vários conjuntos de música ligeira. Músico da Orquestra Ligeira da Emissora Nacional), debater-se-á o panorama musical antes de 1960, período em que se inicia a exposição «No Tempo do Gira-Discos». A música, a forma como é produzida, gravada e tocada, mudou radicalmente nas últimas décadas. Descubra o que mudou, como e porquê. A entrada é livre.

04 junho 2007

IV ENCONTRO DE CULTURAS

De 1 a 10 de Junho realiza-se no centro histórico de Serpa o IV Encontro de Culturas. O evento, que «cruza» expressões culturais e artísticas de seis países latinos (Brasil, Cabo Verde, Cuba, Espanha, México e Portugal), inclui música, dança, cinema, artesanato, artes de rua e gastronomia.
Cesária Évora, Janita Salomé, Chico Lobo e Pedro Mestre são alguns dos artistas que fazem parte das propostas musicais do encontro. Além da música, outro dos pontos fortes do encontro é o Mercado Cultural/ Espaço Gastronómico nas ruas de Serpa, com expositores de produtos relacionados com a gastronomia e expressões culturais dos seis países latinos em intercâmbio. Sessões de cinema, oficinas de dança afro-tribal, patinagem artística, animações de rua e uma noite mineira e outra cubana são outras das ofertas do programa.