TRADICIONALIS

Este Blog pretende ser um espaço onde se trocam impressões e ideias sobre o património cultural português e qual a melhor forma de o preservar. A música e os instrumentos musicais, em especial os cordofones, terão aqui um espaço privilegiado.

31 dezembro 2007

FELIZ ANO NOVO

Para Todos o meus votos de
Com
Muita Saúde
Muita Sorte
Muita Música
e...Dinheirinho p'rós copos !!

25 dezembro 2007

NATAL FELIZ

24 dezembro 2007

FELIZ NATAL



Para Todos os Votos Sinceros de um Feliz Natal com Muita Saúde, Muita Sorte e Muita Música.

23 dezembro 2007

JOSÉ LÚCIO O CAVAQUINHO E A GUITARRA


Inicialmente convidado para dar um Concerto e falar sobre o Cavaquinho e sobre a Guitarra Portuguesa, o José Lúcio viu o seu tempo limitado pela inclusão de outras participações.
Nos concertos que decorreram durante a exposição das CULTURAS MUSICAIS EUROPEIAS, pelo menos naqueles que tive a oportunidade de assistir, esteve sempre ou o Embaixador do País ou um Alto Representante da respectiva Embaixada. Neste concerto (convém referir que só assisti à intervenção do José Lúcio) nem representante do Ministério da Cultura nem do IPM nem.......................
É , mais uma vez, um sinal do apreço e valor que continuamos a dar à nossa cultura Musical.


Através de uma magnífica apresentação e de um cativante discurso o José Lúcio, em duas pequenas apresentações de cerca de 15 minutos cada, contou a história e desvendou algumas curiosidades do Cavaquinho e da Guitarra Portuguesa. Parabéns.

Mais uma vez, e como já se vai tornando hábito, pedi para o meu amigo José Lúcio mostrar a sonoridade do Cavaquinho em exclusivo para este Blog

Etiquetas:

20 dezembro 2007

JOSÉ LÚCIO NO MUSEU DA MÚSICA

A exposição CULTURAS MUSICAIS DA UNIÃO EUROPEIA: UMA VIAGEM INSTRUMENTAL encerra já no dia 29. Para terminar o ciclo de concertos que decorreram a par da exposição, no próximo Sábado dia 22 de Dezembro pelas 16h será a vez do José Lucio nos prendar com uma demonstração de dois dos instrumentos que representam Portugal na exposição, o Cavaquinho e a Guitarra Portuguesa. Presença quase regular neste blog o meu amigo José Lúcio dispensa apresentações.
Não percam esta oportunidade de escutar e aprender coisas novas sobre os cordofones tradicionais portugueses. A entrada é livre.

18 dezembro 2007

GAITA DE FOLE E FLAUTA DE TAMBORILEIRO

A Associação Gaita-de-Foles organiza, a partir de Janeiro de 2008, um curso de iniciação à Gaita-de-fole do Leste Transmontano e um curso de iniciação à Flauta de Tamborileiro (flauta de três buracos e tamboril). Ambos os cursos têm a duração de 6 meses e resultam de uma parceria com a Casa da Comarca da Sertã, em Lisboa. Esta iniciativa pretende contribuir para a formação de uma nova geração de tocadores capazes de perpetuar e recriar práticas musicais que urge revitalizar. As pré-inscrições estão abertas até ao próximo dia 21 de Dezembro, sexta-feira.
Mais informações no site da Associação Gaita-de-Foles

17 dezembro 2007

JÚLIO PEREIRA DE REGRESSO E EM FORÇA

Depois de um interregno discográfico de 4 anos Júlio Pereira lançou em Junho deste ano o seu novo álbum de originais intitulado GEOGRAFIAS.


De novo nas bancas discográficas está, desde Novembro, o mais famoso álbum de Júlio Pereira, CAVAQUINHO. Esta obra fundamental da música popular portuguesa, que remonta a 1981, foi reeditada em CD com remasterização de José Fortes. O CD,


com um novo visual, trás, para além do texto publicado no disco original, um pequeno livro de acordes muito útil para quem quiser aprender a tocar o pequeno cordofone.
É uma boa sugestão para o natal. Comprem o disco, comprem um cavaquinho. Ainda estão a tempo de começar a tocar um cordofone popular português em 2007.

16 dezembro 2007

TRIO VAIANA NO MUSEU DA MÚSICA


Na próxima sexta feira, 21 de Dezembro, pelas 18h30 é altura de, no Museu da Música, é altura de viajar até Bélgica e apreciar o concerto de jazz do Trio Vaiana organizado com o apoio da Embaixada e da Comunidade Francófona de Bélgica. Tal como nos concertos que têm vido a decorrer, a entrada é livre.
Constituído por Pierre Vaiana
(saxofone soprano, na foto), Salvatore La Rocca (contrabaixo) e Félix Simtaine (bateria), músicos de topo da cena jazz belga com muita experiência, o Trio Vaiana apresentará um concerto onde será dado o devido destaque ao saxofone, instrumento inventado na Bélgica do século XIX por Adolphe Sax.

14 dezembro 2007

WILLI HUBER NO MUSEU DA MÚSICA


Mais um concerto no Museu da Música integrado na exposição que está quase a fechar. Se ainda não viram a exposição CULTURAS MUSICAIS DA UNIÃO EUROPEIA: UMA VIAGEM INSTRUMENTAL, amanhã 15 de Dezembro é um bom dia já que às 16H30 se realiza o concerto de Willi Huber com a entrada livre.

É uma oportunidade de apreciar o trabalho que este músico tem feito em prol do seu instrumento predilecto, a zither, e ainda o jazz made in Bélgica do Trio Vaiana. Geralmente associado à música folk, a zither será aqui apresentada por Willi Huber como um instrumento com várias facetas, capaz de percorrer a música de uma ponta à outra. Não deixem de aparecer.

05 dezembro 2007

VILMA TIMONEN

Mais um belíssimo concerto integrado na série de eventos que o Museu da Música nos tem vindo a oferecer integrado na exposição das Culturas Musicais da União Europeia.

Vilma Timonen uma magnífica executante não só proporcionou um excelente momento musical como também pedagógico apresentando os instrumentos e a sua música. Durante o concerto tivemos a oportunidade de escutar peças executadas, com técnicas completamente distintas, em dois Kanteles: um de 15 e um de 39 cordas.

Como já vem sendo hábito pedi a Vilma que tocasse uma pequena peça em exclusivo para colocar neste Blog ao que acedeu de forma espontânea.



O kantele aqui utilizado tem 39 cordas tem uma afinação diatónica. Tem um abafador do lado esquerdo do executante que é pressionado com o antebraço e com a palma da mão. Possui também no lado esquerdo 7 pequenas alavancas cuja finalidade é descer as cordas meio ton. O preço deste instrumento, na Finlândia, ronda os 4000 euros.

O meu Muito Obrigado à Vilma Timonen pela sua disponibilidade e simpatia

Etiquetas:

03 dezembro 2007

VILMA TIMONEN NO MUSEU DA MÚSICA


Na Proxima Terça- Feira, dia 4 de Dezembro, pelas 18h30 realiza-se mais um concerto no Museu da Música integrado na exposição das Culturas Musicias da União Europeia
"A viagem continua com bilhete reservado para a Finlândia. A altura é de apreciar um recital de Kantele, o instrumento nacional do País, pela artista finlandesa Vilma Timonen. Organizado com o apoio da Embaixada da Finlândia, o recital é de entrada livre.Este concerto surge numa altura em que finalmente se edita em português o poema épico finlandês Kalevala, onde se descreve a invenção do kantele pelo feiticeiro Väinämöinen a partir dos ossos de um lúcio gigante e dos cabelos de uma elemental do reino aquático.VILMA TIMONEN, professora de música na Academia Sibelius, é uma das pioneiras da renovação que se vive na Finlândia em torno do instrumento nacional, o kantele. Foi uma das primeiras pessoas a utilizar um kantele eléctrico, tendo dedicado especial atenção à divulgação das suas qualidades. Do seu currículo constam concertos realizados em Espanha, Venezuela, Colômbia, EUA, Japão, Portugal, Zâmbia e Tanzânia." in Museu da Música-Novidades
Mais informações sobre Vilma Timonen