TRADICIONALIS

Este Blog pretende ser um espaço onde se trocam impressões e ideias sobre o património cultural português e qual a melhor forma de o preservar. A música e os instrumentos musicais, em especial os cordofones, terão aqui um espaço privilegiado.

16 julho 2012

JON LORD 1941-2012

Faleceu hoje, aos 71 anos, um dos monstros do Rock. Jon Lord foi um dos principais responsáveis pela sonoridade dos Deep Purple uma banda emblemática que influenciou muita gente. Lembro-me do famoso "Made in Japan" que estava no top quando me iniciei na guitarra. A ideia de ligar o seu Hammond a um amplificador Marshall de Guitarra e utilizar a distorção estabeleceu um marco na história do Rock.

14 julho 2012

FIAL - ANTONIO PINTO CARVALHO - RESCALDO 2






11 julho 2012

FIAL - ANTONIO PINTO CARVALHO - RESCALDO

Como já tive oportunidade de referir, a presença do António Pinto Carvalho na FIAL foi uma agradável surpresa. APC cativou os visitantes com a sua natural expressividade e vivacidade. A animação nestes últimos dias esteve a cargo de dois membros do Grupo Raízes, o Xico Malheiro e o Zeca Torres com quem tive o prazer de tocar.




E esta fantástica viola que comprei ao APC passou a ser o cordofone nº256 da minha colecção

10 julho 2012

FIAL - ANTONIO FARIA VIEIRA - RESCALDO

Bom a Feira acabou no Domingo. Ao que parece não correu mal para o pessoal da música. Ainda bem. Temos que investir cada vez mais no produto fabricado em Portugal. Aqui ficam umas fotos da animação com o meu parceiro da música Herculano Afonso para mais tarde recordar.





Aqui fica a foto do cavaquinho que comprei ao Antonio Vieira. O cordofone nº255 da minha colecção.

06 julho 2012

INTERNATIONAL COUNCIL FOR TRADITIONAL MUSIC

Nos próximos dias 10, 11 e 12 de Julho de 2012 realiza-se a 9ª Conferência do (ICTM) International Council for Traditional Music, Grupo de Estudos “Mediterranean Music Studies”. O tema desta conferência será “Musical Insularity: How it Favours Conservation, How it Triggers Innovation”. O evento terá lugar na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa na Avenida de Berna em Lisboa.
Mais informação em INET - MD

05 julho 2012

FEIRA INTERNACIONAL DE ARTESANATO DE LISBOA ANTÓNIO PINTO CARVALHO




A grande surpresa musical da FIAL deste ano foi a presença do meu amigo António Pinto de Carvalho. Um empresário de sucesso com uma visão fora do vulgar que representa a imagem dos cordofones de fabrico nacional por esse mundo fora. APC é nesta altura uma das grandes fábricas Europeias de Instrumentos Musicais. Se já conheciam as guitarras do APC têm agora a oportunidade de conhecer o APC das guitarras.





FEIRA INTERNACIONAL DE ARTESANATO DE LISBOA ANTÓNIO FARIA VIEIRA




Mais uma vez o meu amigo António Faria Vieira, presença habitual neste certame, trás os seus cavaquinhos e outros cordofones tradicionais portugueses. É altura de começar a aprender a tocar um instrumento nacional. Comprem um cavaquinho.





FEIRA INTERNACIONAL DE ARTESANATO DE LISBOA RODRIGO VITERBO



Rodrigo Viterbo é um músico e construtor que se tornou uma referência no mundo dos didgeridoos. Na FIAL que decorre até ao próximo Domingo, dia 8 de Julho, podem comprar os seus intrumentos e aprender mais sobre este curioso instrumento de origem australiana.


03 julho 2012

PATRIMÓNIO SONORO: PROTAGONISTAS, FUNDOS E INSTITUIÇÕES


Organizado pela C.M. de Cascais e pelo Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança, realiza-se no próximo Sábado, dia 7 de Julho entre as 10h00 e as 13h00 e entre as 14h30 e as 17h00 o Colóquio Património sonoro: protagonistas, fundos e instituições.O evento terá lugar no

Museu da Música Portuguesa Casa Verdades de Faria
Avenida Sabóia, n.º 1146, Monte Estoril
2765-580 Estoril