TRADICIONALIS

Este Blog pretende ser um espaço onde se trocam impressões e ideias sobre o património cultural português e qual a melhor forma de o preservar. A música e os instrumentos musicais, em especial os cordofones, terão aqui um espaço privilegiado.

29 junho 2015

ANTÓNIO TEIXEIRA SILVA

Mais uma excelente novidade na Feira Internacional do Artesanato de Lisboa foi a que pude constatar no Stand do Município de Amarante - Dolmen. Neste Stand estão em exposição uma Viola Amarantina e um Amarantinho construidos por António Teixeira Silva um construtor de Amarante que esteve afastado das lides da construção mas que, em boa hora, regressou ao activo. Já sei quem irei visitar na minha próxima visita a Amarante. Aproveito para agradecer à D. Margarida Alves, presente no stand, por toda a simpatia e disponibilidade nos esclarecimentos que solicitei.



JOSÉ AGOSTINHO SERPA

A Feira Internacional do Artesanato de Lisboa tem este ano um pavilhão dedicado aos Açores.  José Agostinho Serpa, um construtor e músico da Aldeia da Costa na Ilha das Flores, trás-nos uma fabulosa colecção dos seus instrumentos onde apresenta algumas inovações no design e na técnica de construção. Esta é a oportunidade de adquirir uma Viola da Terra a um dos poucos construtores que continuam no activo no arquipélago dos Açores. Aproveitem.






ANTÓNIO FARIA VIEIRA

O meu amigo António Faria Vieira está sempre presente na Feira Internacional do Artesanato de Lisboa e este ano não é excepção. Com algumas novidades, com uma linda Rabeca e uma Viola de Bracio, o António Faria Vieira continua a brindar-nos com as suas fabulosas violas portuguesas. Esta é a oportunidade de adquirir um cavaquinho de excelente qualidade a um preço imbatível. Aproveitem.



APC - ANTÓNIO PINTO DE CARVALHO

De regresso à Feira Internacional do Artesanato de Lisboa está o António Pinto de Carvalho com os seus instrumentos. Se já viram os instrumentos APC nas diversas lojas de Instrumentos Musicais em Lisboa, esta é a oportunidade de conhecerem o APC em pessoa. Este ano não há novidades. Recomendo vivamente as Guitarras Clássicas.
Também podem ver e ouvir no stand do APC o meu amigo Xico Malheiro que é, na minha opinião, o melhor tocador de cavaquinho do nosso país. Fabuloso.



FEIRA INTERNACIONAL DO ARTESANATO DE LISBOA 2015

Abriu este sábado, dia 27 de Junho, mais uma Feira Internacional do Artesanato de Lisboa. O certame funciona entre as 15h00 e as 24h00 e vai estar presente na FIA na Expo até ao próximo Domingo dia 5 de Julho. Este ano a feira está com muito menos expositores que os anos anteriores e, pelo que pude observar no fim de semana   a afluência (reflexo da crise ou do calor) também deixou muito a desejar.
Para reduzir custos aqui vai um bilhetinho.