TRADICIONALIS

Este Blog pretende ser um espaço onde se trocam impressões e ideias sobre o património cultural português e qual a melhor forma de o preservar. A música e os instrumentos musicais, em especial os cordofones, terão aqui um espaço privilegiado.

25 novembro 2006

JOSÉ CARLOS MATOS NA MUSIFEX

Realizou-se hoje, na Musifex, um Workshop pelo guitarrista José Carlos Matos em que foram demonstradas algumas das guitarras da Yamaha. A juntar a alguns modelos já clássicos como a APX, a Pacífica e mesmo a Silent foram apresentados alguns modelos mais recentes que vão estar disponíveis nesta Loja.
De salientar a execução exímia do José Carlos que não deixou os créditos em mãos alheias.
Críticas apenas duas: 1. O som, na minha opinião, estava demasiado alto para a dimensão do auditório. Por vezes é necessário aumentar o volume para se poder apreciar o sustain ou o feedback dos pickups mas não era necessário tanto.; 2. O amplificador que estava a ser utilizado era muito bom e os pedais permitiam sonoridades excelentes. Isto quer dizer que a sonoridade das guitarras, cuja qualidade não contesto, estava a ser desvirtuada.

Para quem não está muito a par destas coisas fica aqui um conselho: Quando forem comprar uma guitarra eléctrica utilizem o pior amplificador que houver na loja e, quando forem comprar um amplificador utilizem a pior guitarra.
Mais uma dica. Para quem gosta destas coisas é conveniente uma visita regular ao site da Musifex, ou mesmo à loja, para ir estando a par das novidades e também das iniciativas que se vão realizar como foi o caso da de hoje.
Ah! e quanto aos instrumentos tradicionais portugueses embora ainda não estejam disponíveis nesta altura ficou a promessa do José Lopes, responsável da loja, de que o assunto não está esquecido. A mensagem de 22 de Julho não caiu em saco roto.