TRADICIONALIS

Este Blog pretende ser um espaço onde se trocam impressões e ideias sobre o património cultural português e qual a melhor forma de o preservar. A música e os instrumentos musicais, em especial os cordofones, terão aqui um espaço privilegiado.

20 agosto 2007

FELIZMENTE HÁ TEIMOSOS


A remar contra a maré, num país onde pouco valor se dá ao que é nosso, o José Lúcio Ribeiro de Almeida desde há muito que luta pela divulgação dos Cordofones Portugueses. Possuidor da maior colecção de cordofones existente em Portugal, investigador, construtor e brilhante tocador vem agora preencher uma lacuna importante do nosso ambiente musical com o lançamento do livro O Cavaquinho sem Mestre. Nesta obra fundamental para quem se quiser iniciar na aprendizagem do Cavaquinho o meu amigo José Lúcio aborda não só a técnica necessária à execução do instrumento mas também a sua história, as suas viagens, o método de construção, os construtores e também uma pequena, mas bastante completa, abordagem básica à iniciação musical.
Falei há poucos dias no António Faria Vieira que teima em continuar a ir para a Feira do Artesanato vender os Cordofones Portugueses que constrói. Agora é o José Lúcio que teima em divulgar, desta forma, o cavaquinho.
Felizmente há teimosos…