TRADICIONALIS

Este Blog pretende ser um espaço onde se trocam impressões e ideias sobre o património cultural português e qual a melhor forma de o preservar. A música e os instrumentos musicais, em especial os cordofones, terão aqui um espaço privilegiado.

02 outubro 2008

CAVAQUINHO PESCOSSUDO 1















Um dos instrumentos que levei na minha viagem até braga foi um dos últimos cordofones que construí, o CAVAQUINHO PESCOSSUDO. Dei-lhe este nome porque embora a caixa tenha as dimensões de um cavaquinho normal o tiro de corda tem mais 100 milímetros. Em vez dos 335mm habituais este cavaquinho, com um pescoço mais comprido, tem 440mm, ou seja, um tiro de corda muito semelhante ao da Viola Amarantina.
A afinação é, da mais grave para a mais aguda, Sol - Sol - Si - Ré.

Etiquetas:

2 Comments:

At 29 novembro, 2012 11:41, Blogger Quimbago said...

Bom dia
gostaria de fazer o meu proprio cavaquinho seria abuso da minha parte pedir-lhe a gentileza de me enviar o esquema do desenho e medidas das peças e escalas
o meu muito obrigado e bem haja
quimbago@gmail.com

 
At 29 novembro, 2012 13:09, Blogger Sérgio Fonseca said...

Olá. Obrigado pelo comentário. Quando ao desenho não tenho, fiz apenas um esboço para me orientar na construção. Quanto às medidas que me pede. Está tudo disponível no post "CAVAQUINHO PESCOSSUDO 6" publicado em 17.10.2008. Aqui fica o link:
http://www.tradicionalis.blogspot.pt/2008_10_01_archive.html
Um Abraço
Sérgio Fonseca

 

Enviar um comentário

<< Home