TRADICIONALIS

Este Blog pretende ser um espaço onde se trocam impressões e ideias sobre o património cultural português e qual a melhor forma de o preservar. A música e os instrumentos musicais, em especial os cordofones, terão aqui um espaço privilegiado.

20 julho 2006

AS IDADES DO SOM

Foi este o tema do stand do Instituto do Emprego e Formação Profissional que esteve aberto ao público na Feira Internacional do Artesanato que encerrou no passado dia 2 de Julho.
Para além dos instrumentos expostos provenientes de construtores de todo o país, alguns deles autênticas obras de arte, estiveram presentes alguns dos nomes mais sonantes no que diz respeito à construção como foi o caso de António Capela, Gilberto Grácio, Carlos Jorge, Fernando Meireles, Orlando Trindade, José Relvas, Victor Félix, Mário Estanislau, Victor Gama, Fabíola Fernandes, António Duarte, Hugo Madeira.

No stand, um pequeno auditório, com a “gestão” assegurada pelo José Lúcio, garantiu uma animação constante apenas interrompida durante a hora de jantar e as transmissões dos jogos da selecção.
A cargo do José Lúcio esteve também um pequeno curso sobre o manuseamento do cavaquinho que se realizou duas vezes por dia no final do qual era atribuído um diploma aos participantes.

Alguns nomes sonantes da nossa praça (musical) passaram por lá como Manuel Morais, José Alberto Sardinha, Pedro Caldeira Cabral, Júlio Pereira, Roberto Moritz, Roberto Moniz, Rui Camacho, etc. Foi uma oportunidade única em que construtores, músicos, estudiosos ou apenas curiosos destas coisas da música tiveram para trocar impressões e conviver.