TRADICIONALIS

Este Blog pretende ser um espaço onde se trocam impressões e ideias sobre o património cultural português e qual a melhor forma de o preservar. A música e os instrumentos musicais, em especial os cordofones, terão aqui um espaço privilegiado.

06 dezembro 2006

MINISTRA DA CULTURA ANUNCIA PROJECTO DE APOIO AO CANTE ALENTEJANO

A Ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima, anunciou, no passado mês de Novembro, na vila alentejana de Cuba, um projecto-piloto de apoio ao cante alentejano, a ter início em 2007, que prevê a apresentação de candidatura a Património Cultural Imaterial da Humanidade.
O projecto de apoio ao cante e à música popular tradicional do Alentejo “visa a promoção, preservação e a salvaguarda deste bem imaterial” e será desenvolvido em parceria entre os Ministérios da Cultura e da Educação, tendo a ministra admitindo também uma candidatura à UNESCO.
Para além das vertentes cultural e pedagógica, o projecto prevê também uma componente de investigação em torno do cante alentejano. A iniciativa prevê a criação de uma rede regional de espectáculos nos cine-teatros do Alentejo, a realização de um filme sobre o cante alentejano “Cantos às Vozes”, do cineasta Francisco Manso, e o lançamento de “Kits” pedagógicos sobre a temática.
In “newsletter Alentejo Terra Mãe Dezembro 2006”