TRADICIONALIS

Este Blog pretende ser um espaço onde se trocam impressões e ideias sobre o património cultural português e qual a melhor forma de o preservar. A música e os instrumentos musicais, em especial os cordofones, terão aqui um espaço privilegiado.

03 janeiro 2008

RECICLAR, REUTILIZAR E REDUZIR, PARTE 1

No início de um novo ano resolvi, finalmente, começar a mostrar alguns dos instrumentos que tenho construído.
No passado verão de 2006, por altura da Feira Internacional de Artesanato, o Instituto do Emprego e Formação Profissional publicou uma excelente obra intitulada AS IDADES DO SOM na qual me orgulho de ter dado o meu contributo.
Durante os próximos dias vou colocar neste Blog um artigo intitulado "Reciclar, Reutilizar e Reduzir Resíduos" que foi publicado na referida obra.

RECICLAR, REUTILIZAR E REDUZIR RESÍDUOS

REUTILIZAR OBJECTOS PARA FAZER MÚSICA


O consumismo desenfreado, característico da nossa sociedade, tem levado a um aumento óbvio da quantidade de detritos. A sensibilização e orientação ambiental é essencial para perspectivar um futuro melhor e preservar o planeta. São três os princípios básicos propostos: Reciclar, Reutilizar e Reduzir.

Reduzir a aquisição do que é supérfluo, reutilizar o que pode ser reutilizado e, por último, reciclar de forma a retornar o objecto ao ciclo de produção do qual saiu.

Muitas vezes não temos a noção do tempo que demora a decomposição de alguns objectos tão comuns no nosso quotidiano.

Papel.....................................2 a 5 meses
Casca de Laranja......................6 meses
Embalagem de Cartão (leite)......5 anos
Ponta de cigarro......................10-12 anos
Saco de plástico......................10-12 anos
Garrafa de plástico...................50-80 anos
Fralda....................................75 anos
Lata......................................100 anos
Lata de cerveja ou refrigerante..200-500 anos
Garrafa de vidro.......................> 1000 anos

Se tomarmos como exemplo prático o aumento populacional e a aquisição cada vez maior de produtos embalados é fácil discernir que, se não forem tomadas algumas medidas no que diz respeito à redução, reutilização e reciclagem de alguns objectos, a situação irá tornar-se incomportável do ponto de vista ambiental.

A capacidade de valorizar o que não presta é uma vertente que convém explorar. A reutilização fora do âmbito do propósito inicial do objecto é aquela que só tem limite na imaginação de cada um de nós.