TRADICIONALIS

Este Blog pretende ser um espaço onde se trocam impressões e ideias sobre o património cultural português e qual a melhor forma de o preservar. A música e os instrumentos musicais, em especial os cordofones, terão aqui um espaço privilegiado.

05 dezembro 2007

VILMA TIMONEN

Mais um belíssimo concerto integrado na série de eventos que o Museu da Música nos tem vindo a oferecer integrado na exposição das Culturas Musicais da União Europeia.

Vilma Timonen uma magnífica executante não só proporcionou um excelente momento musical como também pedagógico apresentando os instrumentos e a sua música. Durante o concerto tivemos a oportunidade de escutar peças executadas, com técnicas completamente distintas, em dois Kanteles: um de 15 e um de 39 cordas.

Como já vem sendo hábito pedi a Vilma que tocasse uma pequena peça em exclusivo para colocar neste Blog ao que acedeu de forma espontânea.



O kantele aqui utilizado tem 39 cordas tem uma afinação diatónica. Tem um abafador do lado esquerdo do executante que é pressionado com o antebraço e com a palma da mão. Possui também no lado esquerdo 7 pequenas alavancas cuja finalidade é descer as cordas meio ton. O preço deste instrumento, na Finlândia, ronda os 4000 euros.

O meu Muito Obrigado à Vilma Timonen pela sua disponibilidade e simpatia

Etiquetas: