TRADICIONALIS

Este Blog pretende ser um espaço onde se trocam impressões e ideias sobre o património cultural português e qual a melhor forma de o preservar. A música e os instrumentos musicais, em especial os cordofones, terão aqui um espaço privilegiado.

02 setembro 2005

GUITOLÃO

Depois de ter sido lançado “mundialmente”, no dia 18 de Junho de 2005, nas ruínas da Cidade Romana de Ammaia, Marvão, foi apresentado no Museu do Fado em Lisboa, no passado dia 6 de Julho, o Guitolão.

A demonstração do instrumento esteve a cargo do guitarrista António Eustáquio, proprietário do único exemplar, e a apresentação foi feita pelo seu autor, o mestre Gilberto Grácio que o idializou e concebeu a partir de um outro instrumento, também de sua autoria e idealizado por Carlos Paredes, a guitarra barítono

Este instrumento assemelha-se a uma guitarra portuguesa com uma caixa ligeiramente maior que o normal e um braço com mais 6 polegadas, 24 ½ polegadas no total.
A afinação é, da corda mais aguda para a mais grave, Mi – Ré - Lá – Mi – Ré – Sol.
Para dar uma ideia do comprimento do braço basta dizer que se se colocar o travessão no quinto ponto fica com a afinação da guitarra de Coimbra.

As Madeiras do guitolão:
Tampo - Cedro do Canadá
Ilhargas e fundo - Pau Santo
Escala - Ébano
Braço - Andiroba
Rosácia - Sicomoro
Pestana - Pau santo e Osso

Parabens ao mestre Gilberto Grácio e a mais um cordofone português. Esperemos que tenha um futuro mais risonho que outros que já quase caíram no esquecimento.

(fotos cedidas por José Lúcio)