TRADICIONALIS

Este Blog pretende ser um espaço onde se trocam impressões e ideias sobre o património cultural português e qual a melhor forma de o preservar. A música e os instrumentos musicais, em especial os cordofones, terão aqui um espaço privilegiado.

07 maio 2006

ALENTEJO TERRA MÃE

Decorreu ontem na Casa do Alentejo a sessão de apresentação da Fundação Alentejo Terra Mãe. O evento foi abrilhantado com a actuação do Grupo Coral Alentejano da Amadora que cantou 5 modas alentejanas no início e mais 6 no fim. Foram explicados pelo presidente e fundador, Dr. José Famínio Roza, os propósitos e os objectivos da Fundação. Tal como vem mencionado nos estatutos “A Fundação tem como finalidades principais investigar, divulgar e preservar a história e as tradições, os costumes e os falares do Alentejo e bem assim os valores culturais artísticos, arqueológicos paisagísticos e ambientais da região. Paralelamente, a Fundação irá proporcionar prémios e bolsas de estudo, promover as artes e ofícios tradicionais alentejanos, apoiar a criação de empregos e fixação de residência no Alentejo e, em termos de solidariedade social, apoiar a criança, os jovens e a terceira idade.”Também discursaram no evento o director da casa do Alentejo, Dr. Macaíca Malheiros e os professores Urbano Tavares Rodrigues, Galopim de Carvalho e Diogo Pires Aurélio.
De notar que no início da apresentação estavam 104 pessoas presentes e no final apenas 58 e que a faixa etária da audiência se situava acima dos 55 anos em cerca de 90%. Temos assistido a uma progressiva desertificação do Alentejo, mas mais grave é a falta de interesse dos jovens por esta importante parcela do nosso território. É importante e urgente combater esta apatia e promover o Alentejo. Esperemos que a fundação consiga, de alguma forma, inverter esta dramática situação. Visitem o site da Fundação Alentejo – Terra Mãe

2 Comments:

At 08 maio, 2006 09:26, Anonymous Anónimo said...

Valioso e interessantíssimo texto, camarada, curiosamente em coincidência / sintonia com um textito que tinha pensado lá para "Marte" e que conto escrever ainda esta semana. Mesmo que não muito regularmente, continua a aparecer e a brindar-nos com as tuas refrescantes ideias, dicas e iniciativas. Votos de que corram bem os trabalhos etnomusicológicos. E um abraço!

 
At 22 julho, 2006 08:38, Anonymous Anónimo said...

Greets to the webmaster of this wonderful site! Keep up the good work. Thanks.
»

 

Enviar um comentário

<< Home