TRADICIONALIS

Este Blog pretende ser um espaço onde se trocam impressões e ideias sobre o património cultural português e qual a melhor forma de o preservar. A música e os instrumentos musicais, em especial os cordofones, terão aqui um espaço privilegiado.

06 setembro 2006

PLANÍCIE MEDITERRÂNICA 2006

Local: Castro Verde
Data: 7 a 10 de Setembro
De 7 a 10 de Setembro decorre em Castro Verde a iniciativa Planície Mediterrânica 2006. Nesta edição do certame, que decorre no âmbito da rede cultural do Festival Sete Sóis Sete Luas, Castro Verde volta a receber as diferentes sonoridades do Mediterrâneo através de intercâmbios culturais que promovem uma permuta de experiências entre as diferentes culturas da bacia do Mediterrâneo e o desenvolvimento de novas manifestações artísticas.
À semelhança de anos anteriores, a Planície Mediterrânica tem como núcleo central “a dinamização de concertos no âmbito dos “Encontros Musicais de Tradição Mediterrânica”, à volta dos quais giram um conjunto de iniciativas que procuram proporcionar vivências em torno da nossa tradição e de diferentes manifestações artísticas.
Exposições de artes plásticas, workshops de dança e cantes populares, são, para além dos concertos, algumas das muitas iniciativas que integram o vasto programa do certame.
Mais informações em Fundação Alentejo Terra Mãe

FESTIVAL INTERNACIONAL DE MÚSICAS E DANÇAS DO MUNDO - "SONS DO MUNDO"

Local: Centro de Artes do Espectáculo em Portalegre
Data: 13 a 16 de Setembro
Entre 13 e 16 de Setembro vão juntar-se em Portalegre, no Festival Internacional de Músicas e Danças do Mundo, artistas de Marrocos, Bulgária, Sudão, Síria, Madagáscar, Bélgica e Congo.
O evento decorrerá no novo Centro de Artes e Espectáculos da cidade, e conta com a actuação de diversos grupos oriundos destes países, que realizarão espectáculos de dança e música tradicional.
Trata-se do primeiro festival do género em Portalegre, e que visa, segundo a autarquia, entidade promotora do evento, “divulgar outras músicas menos ouvidas na região e conquistar públicos diferentes”. O programa do festival conta ainda com a realização de “workshops” de dança oriental egípcia e de percussões árabes.
Mais informações em Fundação Alentejo Terra Mãe