TRADICIONALIS

Este Blog pretende ser um espaço onde se trocam impressões e ideias sobre o património cultural português e qual a melhor forma de o preservar. A música e os instrumentos musicais, em especial os cordofones, terão aqui um espaço privilegiado.

16 maio 2007

NO TEMPO DO GIRA DISCOS

UM PERCURSO PELA PRODUÇÃO FONOGRÁFICA PORTUGUESA 1960-1980



A produção fonográfica portuguesa das décadas de 60 e 70 será relembrada no Museu da Música, de 9 de Maio - 23 de Junho 2007, através de uma exposição de discos de vários géneros musicais, correspondendo ao primeiro grande levantamento de obras daquele período efectuado no nosso País.
A exposição pretende divulgar a música portuguesa das décadas de 60 e 70, a partir de uma selecção de discos efectuada pelos etnomusicólogos António Tilly e João Carlos Callixto onde não faltarão gravações de Simone de Oliveira, Carlos do Carmo, Sheiks, José Cid, Banda do Casaco, José Afonso e muitos outros, podendo algumas delas ser ouvidas pelos visitantes em pontos de escuta gentilmente cedidos pela Creative Labs Portugal.
Organizada em conjunto com o Instituto de Etnomusicologia (INET) - centro de investigação integrado na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade Nova de Lisboa (UNL) – e contando com a colaboração da RDP e de colecções particulares na cedência de discos, a exposição pretende igualmente homenagear algumas figuras fundamentais da música portuguesa daquelas décadas.
Como complemento, será organizado um ciclo de conferências e outras actividades a anunciar oportunamente