TRADICIONALIS

Este Blog pretende ser um espaço onde se trocam impressões e ideias sobre o património cultural português e qual a melhor forma de o preservar. A música e os instrumentos musicais, em especial os cordofones, terão aqui um espaço privilegiado.

18 março 2007

COLÓQUIO RITUAIS DE INVERNO COM MÁSCARA

No próximo dia 20 de Março entre as 9h30m e as 17horas realiza-se, na Torre 1 – auditório 1 da Faculdade de Ciências Sociaias e Humanas – Universidade Nova de Lisboa, o colóquio “Rituais de Inverno com Máscara”
Centrado na exposição com o mesmo nome, inaugurada em Dezembro de 2006 no Museu Abade de Baçal, este Colóquio reúne o grupo de investigadores que, sob a orientação científica de Benjamim Pereira, e, tendo todos eles realizado trabalho de campo sobre a temática das Festas do Ciclo de Outono-Inverno e o complexo dos mascarados de Trás-os-Montes, contribuíram para o catálogo. Esta apresentação e debate público será também uma homenagem ao trabalho de Benjamim Enes Pereira sobre o complexo das máscaras portuguesas e em prol do desenvolvimento da Etnografia Portuguesa.

Organização e informações:
Departamento de Antropologia-FCSH
Centro de Estudos de Etnologia Portuguesa-FCSH
Centro de Estudos de Antropologia Social-ISCTE