TRADICIONALIS

Este Blog pretende ser um espaço onde se trocam impressões e ideias sobre o património cultural português e qual a melhor forma de o preservar. A música e os instrumentos musicais, em especial os cordofones, terão aqui um espaço privilegiado.

13 maio 2007

TOCAR DE OUVIDO : RESCALDO

Foi um encontro de tocadores em que o objectivo era aprender, colher informação e conhecimento dos tocadores menos jovens. Não sei se o problema está na falta de divulgação ou no completo desinteresse pelas nossas raízes e tradições o que é um facto é que aquilo que pude observar nos dois dias em que estive presente (29 e 30 de Abril, Sábado e Domingo) foi que a adesão foi realmente pequena, com honrosa excepção dos gaiteiros que estiveram em peso. (Flauta de tamborileiro: 3 ; Flauta pastoril: 1 ; Rabeca: 2 ; Concertina: 3 ; Viola campaniça: 2 ; Gaita de fole: muitos.) Parabéns aos gaiteiros !!

Na Viola Campaniça tive a oportunidade de, juntamente com o João Telha dos Moderniça, recolher alguns conhecimentos com o Mestre Manuel Bento que, apesar dos seus 82 anos, mostrou sempre uma disponibilidade, animação e vivacidade que muito me espantou. Por tudo aquilo que pude aprender nestes dois dias o meu Obrigado.


Também estiveram no encontro dois construtores de cordofones já consagrados na nossa praça, o Alfredo Machado de Braga e o Fernando Meireles de Coimbra. Quero deixar aqui uma palavra de apreço ao Alfredo Machado que se disponibilizou e me facultou valiosa informação sobre os construtores de cordofones de Braga.



Ver Video