TRADICIONALIS

Este Blog pretende ser um espaço onde se trocam impressões e ideias sobre o património cultural português e qual a melhor forma de o preservar. A música e os instrumentos musicais, em especial os cordofones, terão aqui um espaço privilegiado.

21 setembro 2007

CULTURAS MUSICAIS DA UNIÃO EUROPEIA: UMA VIAGEM INSTRUMENTAL

De 21 de Setembro a 29 de Dezembro de 2007 no Museu da Música


O Museu da Música prepara-se para ser o palco de uma viagem-exposição ao mundo dos instrumentos e culturas musicais da União Europeia (UE). Com data de partida marcada para o próximo dia 21 de Setembro, o itinerário prevê pequenas paragens em cada um dos 27 países membros, num circuito que trará os viajantes de volta a casa para o encerramento da Presidência Portuguesa.

Porque viagens há muitas, o bilhete quer desta vez levar o viajante ao encontro de uma pequena porção da diversidade musical e instrumental que se encontra pelos quatro cantos da UE, devidamente reproduzida à escala do Museu. Os embaixadores escolhidos são os instrumentos; afinal sem eles dificilmente se faz música.

Da guitarra portuguesa ao cavaquinho (Portugal), com acompanhamento de, entre outros, castanholas (Espanha), kaval (Bulgária), laouto (Chipre), trstenke (Eslovénia), saxofone (Bélgica), kantele (Finlândia), bouzouki (Grécia), harpa (Irlanda), kokle (Letónia), zaqq (Malta), cobza (Roménia) ou nyckelharpa (Suécia), são vários os instrumentos a descobrir e, como tal, muita música “nova” para nos encher os ouvidos.

Numa selecção que não se quer exaustiva e muito menos definitiva, estes embaixadores surgirão enquadrados com imagens e textos explicativos sobre a música de cada país-membro, numa unidade feita de diversidade instrumental, onde é possível encontrar raízes musicais comuns.

Para animar o percurso até 29 de Dezembro, altura em que a viagem chega ao fim, prevê-se a realização de várias actividades sempre às sextas-feiras e sábados, com cada um dos dias dedicado em exclusivo a um dos 27.

Como co-pilotos, o Museu contou com um sem número de apoios, em especial das Embaixadas dos países da UE em Portugal, mas também de vários museus da música europeus e de Embaixadas portuguesas na UE.
(texto retirado do site do Museu da Música)

1 Comments:

At 27 setembro, 2007 11:03, Anonymous Anónimo said...

Palavras para quê, por muito que se escreva sobre este Blog, podemos correr o risco de não conseguirmos descrevelo tal como ele bem o merece.
Parabens Sergio pela grande qualidade e pela verticalidade com que vens mantendo sempre melhorando.
Isto Sim é um Blog que ao visitarmos aprendemos sempre qualquer coisa.
Ao invés de algumas pseudo bloquistas que mais não fazem que é plagiar, e até isso o não sabem fazer.
Cada qual nasce para o que nasce.
Bem haja Sergio Força sempre em frente.

 

Enviar um comentário

<< Home