TRADICIONALIS

Este Blog pretende ser um espaço onde se trocam impressões e ideias sobre o património cultural português e qual a melhor forma de o preservar. A música e os instrumentos musicais, em especial os cordofones, terão aqui um espaço privilegiado.

11 outubro 2007

ESEM - LISBON 2007

XXIII CONFERENCE EUROPEAN SEMINAR IN ETHNOMUSICOLOGY

De 11 a 13 de Outubro de 2007 na Universidade Nova de Lisboa - Reitoria - Campus de Campolide em Lisboa. Uma organização do Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos de Música e Dança



Temas da Conferência

Música e Dança em Comunidades Diaspóricas na Europa
A Europa abriga toda uma miríade de comunidades em diáspora, tanto no âmbito das diásporas históricas como das que são resultantes de processos migratórios mais actuais. Desde a segunda metade do século XX, a dissolução da hegemonia imperial europeia, o desmembrar da União Soviética, e o estabelecimento da Comunidade Europeia, estimularam o movimento transnacional de capital, trabalho e cultura. Da África, da Ásia, das Américas, ou de países europeus, migrantes têm formado comunidades diásporicas que contribuem para a reconfiguração de sons e de espaços urbanos. A compreensão desta nova realidade europeia coloca um desafio à praxis da Etnomusicologia. De que modo é que a música, a dança e o ritual contribuem para a formação de comunidades em diáspora; para a interacção entre elas; para a sua integração nas sociedades de acolhimento; e para a manutenção de laços com as comunidades de origem? De que modo é que as performações de música e de dança denotam, negoceiam ou contestam identidades no âmbito destas questões de base? Qual é o papel das indústrias culturais globais na produção e disseminação de música nas e das comunidades em diáspora.

Arquivos audiovisuais no século XXI
Os arquivos de som desempenharam um papel fundamental no estabelecimento da Etnomusicologia como uma disciplina académica. Desde a fundação dos primeiros arquivos de som em Viena e em Berlim há mais de 100 anos, vários arquivos têm sido formados em diversas zonas do mundo. Porém, muito falta ainda fazer para salvaguardar a herança audiovisual do planeta e para colocar os conteúdos dos arquivos à disposição dos interessados um pouco por todo o mundo. O arquivo audiovisual no século XXI enfrenta vários desafios. É necessária a contribuição de discussões construtivas que incidam em soluções potenciais e estratégias a desenvolver nesta área. Será ainda necessário ponderar tanto nos aspectos positivos como negativos do impacte que as novas tecnologias possam ter em domínios como a preservação, a disseminação, a estrutura organizacional, sustentabilidade, questões éticas, o copyright e o desenvolvimentos de redes.

Música e Dança em Portugal e Espanha no período pós-colonial
Portugal e Espanha inauguraram o movimento de globalização dos séculos XV e XVI através do comércio marítimo e da expansão territorial. O impacte do legado colonial dos países ibéricos tem sido ignorado nas teorias pós-coloniais baseadas no modelo britânico. A aplicação de perspectivas teóricas pós-coloniais nas pesquisas etnomusicológicas em Portugal e em Espanha (tanto enquanto ex-nações imperialistas como enquanto destinos de acolhimento de comunidades em diáspora) poderá contribuir para o desenvolvimento de novas perspectivas sobre práticas musicais e coreográficas nestes territórios e aprofundar a análise de assuntos chave como as políticas da identidade, hibridismo e mimetismo.