TRADICIONALIS

Este Blog pretende ser um espaço onde se trocam impressões e ideias sobre o património cultural português e qual a melhor forma de o preservar. A música e os instrumentos musicais, em especial os cordofones, terão aqui um espaço privilegiado.

27 outubro 2010

CONGRESSO INTERNACIONAL SIBE



Entre 28 e 31 de Outubro realiza-se na Reitoria da Universidade Nova de Lisboa o XI Congresso da SIBE - Sociedad de Etnomusicologia

26 outubro 2010

TEMPOS E CONTRATEMPOS

Mais uma exposição que se associa às celebrações do centenário da républica. Entre 21 de Outubro e 26 de Fevereiro estará patenmte no Museu da Música em Lisboa a exposição TEMPOS E CONTRATEMPOS - Expectativas e Realidade na Criação de um Museu Instrumental na 1ª República.


Já agora, em jeito de desabafo, deixem-me partilhar convosco o seguinte. Este mês perguntei a cerca de 275 pessoas (a faixa etária situa-se entre os 18 e os 30 anos), alunos (caloiros) de uma escola profissional de referência na área do Som em Lisboa, quem sabia onde se situava o Museu da Musica e obtive 9 respostas afirmativas e nem todos (os 9) o visitaram. Triste, não é ?.............

07 outubro 2010

TOCAR DE OUVIDO


Começa hoje em Evora mais uma edição do TOCAR DE OUVIDO - ENCONTRO DE TOCADORES é a oportunidade ideal para se trocarem experiências e aprender. O evento que antigamente se realizava sempre junto ao 1º de Maio tem vindo a ser programado em diferentes calendários. No ano passado realizou-se em Junho e este ano será entre 7 e 10 de Outubro. Para mais informações consultem o site da Associação Pé De Xumbo. Se fosse em Maio também lá ia mas nestas novas datas a coisa torna-se mais complicada.