TRADICIONALIS

Este Blog pretende ser um espaço onde se trocam impressões e ideias sobre o património cultural português e qual a melhor forma de o preservar. A música e os instrumentos musicais, em especial os cordofones, terão aqui um espaço privilegiado.

03 outubro 2005

MÚSICA TRADICONAL - 1. A PESQUISA E AS RECOLHAS

A música tradicional portuguesa tem sido desde o princípio do século XX objecto de um estudo e de uma pesquisa etno-musical das suas raízes. O início das recolhas musicais em registo fonográfico remonta a 1929. Kurt Schlinder,( 1882-1935) um alemão naturalizado americano, realizou um estudo sobre a música ibérica. A sua recolha, publicada em 1941, após a sua morte, incluía música portuguesa. Depois outros fizeram recolhas de forma a tentar preservar o que há de rico na tradição musical portuguesa de índole popular. De destacar os nomes de Armando Leça (autor do primeiro levantamento etno-musical em 1939/40), Artur Santos, Virgílio Pereira, Jorge Dias, Lopes-Graça, Michel Giacometti e José Alberto Sardinha. Virgílio Pereira foi o responsável pela cancioneiro de Arouca, aquele que é, para muitos historiadores, a melhor recolha da música do Douro Litoral. O trabalho de fundo realizado nos anos sessenta através da recolha de Giacometti e Lopes-Graça, posteriormente editado comercialmente, teve grande importância na divulgação das nossas raízes musicais e foi o ponto impulsionador para o surgimento no pós 25 de Abril de alguns grupos de divulgação da “nossa” música como, por exemplo, a Brigada Victor Jara e a Ronda dos Quatro Caminhos. No campo da investigação e pesquisa das nossas raízes musicais surge no final dos anos setenta José Alberto Sardinha que, até aos nossos dias, tem proporcionado aos interessados por estas lides um invejável conjunto de publicações