TRADICIONALIS

Este Blog pretende ser um espaço onde se trocam impressões e ideias sobre o património cultural português e qual a melhor forma de o preservar. A música e os instrumentos musicais, em especial os cordofones, terão aqui um espaço privilegiado.

10 setembro 2005

A TRADIÇÃO ANTROPOLÓGICA PORTUGUESA E A MÚSICA

A tradição antropológica Portuguesa ajusta-se ao conceito de Nation Buildind Anthropology. Esta tradição, que emerge através de um discurso elaborado por alguns países europeus, procura incentivar uma cultura própria para melhor analisar e estudar o modo a elevar a nação não só em termos históricos mas também através da cultura popular.
Entre 1870 e 1880 Teófilo Braga, Adolfo Coelho, Leite de Vasconcelos e Consiglieri Pedroso transmitem uma imagem textual da cultura popular numa tentativa de identificar a origem mais remota possível da cultura popular. Não existe observação sistemática, não se vêem tradições, não se vêem pessoas o que se vê são textos. É nesta altura que são publicados as recolhas dos contos populares.
Entre 1880 e 1910 Adolfo Coelho e Rocha Peixoto embora continuando a olhar a cultura popular como parte de um passado épico, abordam-na de uma forma mais diversificada iniciando o estudo das formas de organização económica e social. Começa a haver trabalho de campo.
Entre 1910 e 1920 Virgílio Correia, Pires de Lima e Leite de Vasconcelos iniciam uma cruzada tendo como objectivo o estudo da arte popular. Há um contacto com os artesãos, são recuperadas tradições. A cultura popular é algo que deve ser visto e apreciado.
Um dos aspectos curiosos dos textos publicados por estes pioneiros da antropologia tem a ver com a citação sistemática que fazem uns dos outros.
Para o professor João Leal “A essência da nação repousa na cultura popular” e para nós a música é parte integrante dessa cultura