TRADICIONALIS

Este Blog pretende ser um espaço onde se trocam impressões e ideias sobre o património cultural português e qual a melhor forma de o preservar. A música e os instrumentos musicais, em especial os cordofones, terão aqui um espaço privilegiado.

20 maio 2006

A HISTÓRIA DA GUITARRA ELECTRICA

Senti alguma dificuldade em estabelecer um discurso que não fosse, por um lado, demasiado monótono para os muitos jovenzinhos e, por outro, demasiado básico para os menos jovens que estiveram na conferência sobre “A HISTORIA DA GUITARRA ELECTRICA” que realizei na passada quinta-feira no Museu da Música. A hora não era a melhor para uma conferência deste tipo mas foi com agrado que vi os ouvintes de 10/12 anos, a maioria da assistência, com atenção e interesse sobre o assunto tendo inclusivamente colocado algumas questões. É capaz de não ser má ideia repetir o evento daqui a uns tempos e, porque não, levá-lo às escolas ou trazer mais escolas ao museu. Talvez a ideia se possa concretizar com o patrocínio dos repre- sentantes das marcas, do Museu da Música e quem sabe do Instituto Português de Museus ou mesmo do Ministério da Cultura.
Não posso deixar de agradecer ao Salvador Poquet que deu uma ajuda na demonstração das pontes de tremolo, e ao Renato Gomes da Fender pela oferta de um corpo e de um braço de uma Fender Stratocaster, ao Marco Silva da Custodio Cardoso Pereira pela documentação e pelos posters da Ibanez e, finalmente, à firma Américo Nogueira Lda pela documentação e pelo vídeo da Paul Reed Smith. - -(fotos de Carla Fonseca)

1 Comments:

At 22 julho, 2006 08:38, Anonymous Anónimo said...

Your site is on top of my favourites - Great work I like it.
»

 

Enviar um comentário

<< Home