TRADICIONALIS

Este Blog pretende ser um espaço onde se trocam impressões e ideias sobre o património cultural português e qual a melhor forma de o preservar. A música e os instrumentos musicais, em especial os cordofones, terão aqui um espaço privilegiado.

24 julho 2006

CAFÉ DA MUSICA




A loja de instrumentos musicais Diapasão, na Av. João XII , que atravessou ultimamente algumas dificuldades renasceu com um novo visual. Agora chama-se Café da Música e pretende ser um espaço onde se vai privilegiar a música e os músicos portugueses. O novo espaço, inaugurado no passado dia 23 de Maio, ficou francamente agradável e muitíssimo bem decorado. Um pequeno palco, mas com tudo o que têm os grandes, funciona todos os dias com música ao vivo entre as 18h00 e as 20h00.

A ideia, segundo o Jorge Sabino e o João Salgueiro, é apresentar um espaço onde depois de um dia de trabalho se possa descontrair um bocado ouvindo boa música. O bar fecha às 23h00 e está encerrado aos Domingos.
Parabéns e Felicidades.

22 julho 2006

MUSIFEX – NOVA LOJA



Foi hoje inaugurada na Povoa de Santo Adrião ( Praceta Professor Francisco Gentil, Lt 1A ) o novo espaço da Musifex. Um espaço amplo e agradável onde se podem encontrar as grandes marcas de instrumentos musicais. Este novo espaço com 2 pisos vai contar ainda com um pequeno auditório, ainda em construção, destinado a workshops, demonstrações e pequenos concertos.

Situado na zona comercial da Povoa de Santo Adrião, junto a um hipermercado, há muito mais facilidade em estacionar o carro do que junto à antiga loja. Por falar nisso, na antiga loja vai continuar a funcionar a escola de música.
Esperemos que a nova loja continue com a sua política comercial agressiva e continue a proporcionar bons preços para os seus clientes.
Só uma crítica, não vi lá nenhum instrumento popular português….
Felicidades

OS 12 ANOS DO MUSEU DA MÚSICA

O Museu da Música comemora o seu 12º aniversário no próximo dia 26 de Julho. É uma boa oportunidade para aqueles que nunca lá foram finalmente lhe fazerem uma visita, a entrada é gratuita neste dia. E como prenda podemos pedir ao Instituto Português de Museus, à Câmara Municipal de Lisboa ou ao Metropolitano, uns placards para colocar no exterior com uma sinalização decente a indicar onde fica o museu. Ou pelo menos um lampadazinha para colocar no pequeno sinalizador que está à entrada do Museu e que está sempre apagado.

Para mais informações sobre as actividades que vão acontecer neste dia visitem o site do Museu da Música.

20 julho 2006

FIA - ALGUNS DOS PRESENTES









FIA - FORA DO PALCO

Durante a feira a musica não parou no stand do IEFP. Se não havia musica no palco havia fora dele e aí o Mario, o Vitor e o Tiago (dos Roncos do Diabo)e o José Relvas (o homem dos adufes) não deixaram os créditos por mãos alheias.





FIA - ANIMAÇÃO NO PALCO








FIA - ANIMAÇÃO NO PALCO








CARLOS JORGE





Embora apenas o tivesse conhecido pessoalmente na exposição da FIA tive o prazer e a honra de receber na minha modesta oficina o grande e, neste momento, único construtor de cordofones da Madeira, Carlos Jorge. Com ele tive a oportunidade de trocar algumas impressões e colher alguns ensinamentos bastante úteis. Obrigado.
............
(fotos de Ana Fonseca)

ANTÓNIO FARIA VIEIRA




Embora apenas com um instrumento em exposição no stand do IEFP, mas com o seu stand particular, esteve também na FIA o António Faria Vieira de Felgueiras que já nos habituou com a sua presença de há uns anos para cá.

AS IDADES DO SOM EM LIVRO

O catálogo da exposição, com o título AS IDADES DOS SONS, disponível no IEFP pelo preço de 20 euros é uma obra fundamental na biblioteca de todos aqueles que se interessam pela música e pelos instrumentos populares portugueses. Para além de um muito louvável trabalho de recolha esta obra, profusamente ilustrada, vem acompanhada de um CD com algumas músicas recolhidas por José Alberto Sardinha.