TRADICIONALIS

Este Blog pretende ser um espaço onde se trocam impressões e ideias sobre o património cultural português e qual a melhor forma de o preservar. A música e os instrumentos musicais, em especial os cordofones, terão aqui um espaço privilegiado.

10 novembro 2008

CAVAQUILÉCTRICO 1

O instrumento que vos vou apresentar a partir de hoje é o CAVAQUILÉCTRICO. Este instrumento, construído em Setembro de 2007 foi a solução que resolvi utilizar para evitar a saturação de sinal provocada pela caixa de ressonância quando o instrumento era amplificado.
O tipo de abordagem é semelhante ao que foi utilizado pela Gibson no modelo Chet
Atkins SST em 1987. Este modelo, que foi descontinuado em 2006 apresentava, para mim, apenas um problema. O facto de o corpo ser sólido e em mogno tornava a guitarra excessivamente pesada. Não para o que é standard na Gibson, e quem tem uma Les Paul sabe do que estou a falar, mas para o peso a que um guitarrista acústico está habituado.
Mas voltemos ao Cavaquinho Eléctrico ou Cavaquiléctrico como lhe chamei. O corpo também é sólido, aliás todo o instrumento é baseado numa peça única de madeira (Tola) e a espessura é mínima (20 mm) de forma a permitir a colocação da parte eléctrica no seu interior. A escala, ou régua, é em mogno e a parte eléctrica composta por um piezo SH 099 da Shadow e uma regulação passiva de volume e tonalidade.
Ah é verdade! O peso ! Um cavaquinho pesa entre 400 e 500 gramas (dependendo das madeiras utilizadas) e este ficou com 600.

Etiquetas:

1 Comments:

At 22 outubro, 2009 14:31, Blogger Grupos said...

Boas! Parabéns pelo trabalho e por toda a criatividade e originalidade que demonstras.....toco cavquinho à cerca de 5 anos e estou fascinado com esta obra! Realmente já tive um cavquinho amplificado nas mãos e sonoridade deixou muito a desejar. Adoraria ter uma obra destas para uso pessoal...é possivel encomendar um?! O meu mail de contacto é o nuno.varela@cardiocvp.net

Os melhores cumprimentos e sinseros parabéns...

Melhores cumprimentos

 

Enviar um comentário

<< Home