TRADICIONALIS

Este Blog pretende ser um espaço onde se trocam impressões e ideias sobre o património cultural português e qual a melhor forma de o preservar. A música e os instrumentos musicais, em especial os cordofones, terão aqui um espaço privilegiado.

23 outubro 2005

A FEIRA

Como já esperava de instrumentos portugueses nem cheiro. A honra aos nossos instrumentos foi feita por dois parentes, um cavaquinho brasileiro e um ukelele que se podiam observar no stand da RoadCrew. Embora a Lismúsica seja uma das poucas firmas que possui na sua loja em Lisboa os nossos instrumentos, não levou nenhum para a feira, porquê ? francamente não percebi.

Talvez seja a falta de confiança dos vendedores associada ao desinteresse por parte dos compradores que origina este marasmo a que chegou aquilo que é nosso. É necessário e urgente uma mudança de atitude.

Os nossos instrumentos típicos (cavaquinho, braguesa, beiroa, amarantina, campaniça e toeira) são construídos, desde sempre, tendo o tampo um tratamento mínimo, ou a madeira é crua ou leva uma camada ligeira de cera de abelha ou goma-laca. Este tipo de acabamento permite ao instrumento ter uma sonoridade muito particular associada a uma projecção de som digna de realce. A Seagul, uma marca canadiana, e a Tacoma, uma marca americana de guitarras já estão a utilizar este tipo de acabamento. Provavelmente já registaram a patente. Nós continuamos a chuchar no dedo.

Quanto à feira, francamente foi a mais fraca e mais mal organizada que vi até hoje. Dada, provavelmente, a escassez dos expositores todos, os instrumentos musicais, os PAs, os palcos, a venda de discos e os concertos, foram remetidos para um único pavilhão. Esta completa mistela de sons tornava impossível ter a noção do som dos instrumentos.

Esperemos que na próxima, em 2007, a coisa esteja melhor organizada.

3 Comments:

At 25 outubro, 2005 17:30, Anonymous Anónimo said...

E do encontro de musicologia, não há novidades? Informações, meras impressões...

 
At 01 novembro, 2005 02:43, Blogger Sérgio Fonseca said...

hora nova
TimeZone=GMT0000
hora antiga
TimeZone=GMT0100

 
At 03 novembro, 2005 17:07, Anonymous Anónimo said...

Com a mudança da hora, com o Inverno... será que o pessoal hibernou?! (o mesmo se passa lá pela órbita "marciana", enfim...)

 

Enviar um comentário

<< Home