TRADICIONALIS

Este Blog pretende ser um espaço onde se trocam impressões e ideias sobre o património cultural português e qual a melhor forma de o preservar. A música e os instrumentos musicais, em especial os cordofones, terão aqui um espaço privilegiado.

28 janeiro 2006

4 DE FEVEREIRO CONCERTO NO MUSEU DA MÚSICA

Como já tinha noticiado neste blog no passsado dia 4 de Janeiro, no próximo dia 4 de Fevereiro, sábado, pelas 16H30 o duo Acustiband vai dar um concerto no Museu da Musica (Estação do Metro do Alto dos Moinhos). Este duo composto por mim e pelo meu amigo Herculano Afonso, já com muitas horas de “voo”, tem pautado a sua música pelo acústico (ou melhor pelo electro-acústico), em conseguir produzir o máximo de conteúdo musical com o mínimo de instrumentos ( 2 guitarras ) e pelo
prazer de tocar. É uma oportunidade de visitar um Museu fantástico e de ouvir música ao vivo. Porque o concerto se vai realizar no espaço do museu é necessário o pagamento da entrada que é de 2 euros (1 euro para reformados, professores, estudantes e cartão jovem). Espero que apareçam.

27 janeiro 2006

LISBOA RECEBE MIRANDA DO DOURO

No próximo fim de semana, para assinalar o fim da exposição “Hardware + Software = Burros”, da autoria de Oliviero Toscani, que esta patente ao público até dia 30 de Janeiro no Castelo de S. Jorge, os lisboetas vão ter a oportunidade de presenciar uma arruada onde estarão os gaiteiros e os pauliteiros de Miranda do Douro. Estes músicos terão uma escolta muito especial, 6 burros mirandeses. Para informações mais detalhadas passem pelo site da Associação Gaita de Foles.
www.gaitadefoles.net/noticias/default.htm

26 janeiro 2006

COIMBRA – FADOS E GUITARRADAS

É com enorme prazer que acabo de acrescentar nos links dois blogs da autoria de Octávio Sérgio, um sobre o fado e outro sobre a guitarra de Coimbra tendo este último actualizações diárias, impressionante!!!. Neste espaço podemos não só colher informação actualizada como desfrutar de algumas curiosidades bastante interessantes.
Não deixam de dar uma espreitadela, vale a pena.

21 janeiro 2006

LEI PROTEGE A MÚSICA PORTUGUESA

Na primeira página do jornal Expresso de hoje podemos ler:
“LEI PROTEGE A MÚSICA PORTUGUESA - A Assembleia da República aprovou ontem a lei que prevê quotas mínimas de música portuguesa nas emissões de Rádio. Os deputados, com a excepção dos do PSD, aprovaram o diploma que obriga as rádios a passarem entre 25 e 40% de música portuguesa.”

O discurso já é antigo mas tenho a impressão que nunca ninguém o cumpriu. Por outro lado ao estabelecerem quotas entre os 25 e os 40% dão uma boa desculpa para as rádios se colarem ao extremo inferior. É claro que existe sempre o argumento da qualidade e da falta de investimento das editoras no produto nacional. Vamos esperar para ver…

14 janeiro 2006

M. N. ETNOLOGIA

Foram inauguradas no passado dia 10 de Janeiro duas novas exposições no Museu Nacional de Etnologia. ATRAVÉS DOS PANOS é uma exposição temporária que apresenta uma colecção da panaria de Cabo Verde e da Guiné Bissau. Este projecto, da autoria da professora Manuela Jardim, tem por base, na sua maioria, os materiais recolhidos por António Correia e Rogado Quintino entre as décadas de 1960 e 1970. GALERIAS DA AMAZÓNIA, uma exposição de carácter permanente apenas visitável em horário específico, apresenta um conjunto de colecções sobre as sociedades ameríndias que já faziam parte do acervo do museu e que desta forma são disponibilizadas ao público de uma forma bastante bem conseguida e num espaço concebido para o efeito. De salientar, na inauguração do evento a excelente música tocada por Galissá um executante de Kora da Guiné Bissau e uma frase da Sra Ministra da Cultura “A cultura imaterial não deixará de merecer a nossa atenção particular”. Esperemos que a promessa não caia em saco roto.

04 janeiro 2006

CONCERTO DO DUO ACUSTIBAND NO SÁBADO, DIA 4 DE FEVEREIRO, ÀS 16H30, NO MUSEU DA MÚSICA

Foi em 1993 que resolvi formar um duo cuja finalidade seria a execução de um repertório instrumental variado e multifacetado adaptado para duas guitarras. Para este efeito convidei o meu amigo Herculano Afonso que, de imediato, aderiu ao projecto. A coisa começou a tomar forma e em 15 de Novembro de 1998 o duo tomou o nome de ACUSTIBAND.
O repertório, integralmente executado com 2 guitarras electro-acústicas, que vai desde a música tradicional portuguesa aos standards, dos Beatles a Glenn Miller, dos Deep Purple a Mozart , contempla também alguns originais.
No próximo dia 4 de Fevereiro às 16h30 vamos dar um concerto no Museu Música. A entrada é livre e estão todos convidados. O Museu da Música fica na estação do metro do Alto dos Moinhos (linha azul) na ala poente. Inaugurado em 26 de Julho de 1994 possui uma extraordinária colecção de instru- mentos alguns deles de incrível beleza. Se nunca lá foram, já deviam ter ido. Aproveitem e visitem-no do dia 4 de Fevereiro.

01 janeiro 2006

MUSICA SEMPRE

Pois é. A música tem destas coisas e neste caso o culpado foi o Francisco Oneto que resolveu apresentar-me o seu amigo Carlos Sanches, mentor do projecto musical Discantus. O encontro ocorreu no passado dia 27 de Dezembro em casa do Francisco onde trocámos algumas impressões. Daí seguimos para a barbearia do mestre Banza (ver artigo publicado em 6 de Setembro de 2005 neste blog: O Barbeiro de Paio Pires)
Aí a conversa verbal foi pouca mas o diálogo musical foi enorme. Uma boa meia dúzia de clientes da barbearia cortou o cabelo ao som do bandolim, viola e guitarra portuguesa. Felizmente para eles não estava incluída na tabela de preços de corte de cabelo a opção: com ou sem música ao vivo.