TRADICIONALIS

Este Blog pretende ser um espaço onde se trocam impressões e ideias sobre o património cultural português e qual a melhor forma de o preservar. A música e os instrumentos musicais, em especial os cordofones, terão aqui um espaço privilegiado.

23 junho 2006

ACUSTIBAND NA FEIRA INTERNAC. DO ARTESANTO


Embora o espectáculo esteja anunciado para o dia 25 de Junho às 21H00 no stand do IEFP (pavilhão 1), dado que vai ser transmitido o jogo Portugal – Holanda em ecrã gigante montado no pavilhão, o espectáculo foi adiado para as 22H00 (esperemos que o jogo não tenha prolongamento!)

O MUSEU DA MÚSICA AGRADECE

Em seguida transcrevo o conteúdo do e-mail que recebi ontem do Museu da Música:

Na sequência da exposição comemorativa dos 60 Anos da Fender que se realizou no Museu da Música de 17 a 27 de Maio, cumpre-nos agora o dever de agradecer a inestimável colaboração de todos quantos ajudaram a tornar realidade este evento. O primeiro agradecimento não poderia deixar de ser para o grande amigo do Museu da Música que é o Sérgio Fonseca. Faça-se a devida justiça, pois foi o primeiro impulsionador desta exposição, além de ter assegurado à sua conta um fantástico atelier sobre guitarra eléctrica, a participação na mesa redonda sobre a Fender e o encerramento da exposição com um magnífico concerto da Acustiband e amigos, mesmo com alguns percalços pelo caminho.

Espero que compreendam que agradeçamos de seguida à Fender, em particular aos nossos amigos Renato Gomes e Salvador Poquet que, desde o primeiro momento, aderiram com entusiasmo à ideia de ver as suas Fender junto dos seus antepassados, tendo além disso doado ao Museu da Música aquela que é a primeira guitarra eléctrica a integrar a colecção (esperamos que apenas a primeira).

Um obrigado muito especial ao Vítor Joaquim da Restart e aos alunos de câmara e som Carlos Nascimento, Paulo Ribeiro e Sérgio Gregório que deram assistência às actividades realizadas nos dias 18, 19 e 20 de Maio, ao abrigo da parceria com a Restart.

Obrigado ainda…… aos participantes da mesa redonda: ao Pedro Gonçalves que em cima da hora se predispôs a fazer a moderação, assegurando-a de forma exemplar, e aos oradores Carlos Pereira, Pedro Gomes, Fernando Barragan, Sérgio Fonseca e Salvador Poquet que, com as suas intervenções muito fizeram por esta actividade. … aos INOX, Português Suave, Acustiband e amigos (Herculano Afonso, Paulo Paulino, João Freire e Vítor Marques), Charlie & The BluesCats e DJ Jocar que animaram com grandes prestações as tardes e noite do Museu da Música.… ao professor Paulo Bispo e a todos os alunos que participaram no fantástico curso de Guitarra organizado pela Associação dos Amigos do Museu da Música (AAMM). … a todos os funcionários do Museu da Música que, durante 10 dias intensos nunca despiram a camisola do Museu e da Fender.… a todos os visitantes que, com a sua presença, ajudaram a bater recordes, aderindo em massa às várias iniciativas realizadas nestes dias e ao passatempo para oferta de uma guitarra Fender.
Mas como nem só de agradecimentos se faz este email, aproveitamos para pedir desculpas por qualquer situação que possa ter corrido menos bem, nomeadamente por este agradecimento não ter sido tornado público no encerramento da exposição. As nossas desculpas ainda se nos esquecemos de alguém.

Museu da Música

20 junho 2006

FEIRA DO ARTESANATO


De 24 de Junho a 2 de Julho vai-se realizar na FIL (expo) mais uma Feira Internacional do Artesanato. Como é costume um dos pavilhões é dedicado ao nosso país. O tema deste ano proposto pelo Instituto do Emprego e Formação profissional é “A idade dos Sons” a propósito do qual estarão em exposição alguns instrumentos musicais e realizar-se-ão alguns espectáculos integrados no programa de animação. No domingo, 25 de Junho, às 21h00 no Stand nº1C01 estarei lá com o meu amigo Herculano Afonso. Mais uma oportunidade para verem o duo ACUSTIBAND. Até lá

18 junho 2006

PAUL McCARTNEY


Pois é foi há 39 anos, em 1967, que ouvimos pela primeira vez a canção de Paul McCartney When I'm sixty four no album Sgt Pepper's Lonely Hearts Club Band dos Beatles. Acontece que Paul McCartney, que nasceu no dia 18 de Junho de 1942 em Allerton, nos arredores de Liverpool, faz hoje os tais 64 anitos. Parabéns.

15 junho 2006

BERTA CARDOSO

Finalmente a justa homenagem a um dos maiores nomes do fado, Berta Cardoso (1911-1997). No próximo dia 22 de Junho às 19h00 no Museu do Fado é inaugurada uma exposição em honra da brilhante fadista.

04 junho 2006

FOTOS DO CONCERTO 2

Obrigado ao Jorge Santos pelas magníficas fotos.







(fotos de Jorge Santos)

FOTOS DO CONCERTO 1










(fotos de Jorge Santos)

CONCERTO NO MUSEU - RESCALDO

A casa esteve cheia e o som embora no início estivesse francamente mau foi melhorando consideravelmente durante o concerto. Iniciei o concerto a solo com a execução de uma peça “prefácio” na Viola Beiroa e com alguns temas tocados em guitarra clássica. Ainda com a guitarra clássica pedi a colaboração de um excelente baixista da nossa praça, o meu amigo Paulo Paulino (PP), que me acompanhou nos últimos 4 temas da primeira parte do concerto. Na segunda parte do concerto foi a vez dos ACUSTIBAND. Juntamente com o meu amigo Herculano Afonso passamos em revista alguns dos temas do nosso reportório. Para encerrar o concerto juntou-se ao duo novamente o Paulo Paulino no baixo, e mais um grupo de amigos; o João Freire numa mini bateria,o Vitor Marques na percussão e o Renato Gomes na guitarra eléctrica. Os seis tocámos, sem ensaio e sem rede três temas emblemáticos da história do Rock: Cocaine (JJ Cale), Get Back (Beatles) e Smoke on the Water (Deep Purple).
(foto de Jorge Santos)
Para esclarecer algumas questões que me foram colocadas no final do concerto e mesmo posteriormente, gostava de deixar bem explícito que embora, nos emails que foram enviado pelo museu, os nomes Sérgio Fonseca e Acustiband estivessem associados a apoios da Fender, Instituto Português de Museus, Restart e LPI, não recebemos absolutamente NADA de nenhum destes organismos nem sequer um agradecimento público por parte do Museu, no final do concerto, pela nossa prestação. Ao contrário do que aconteceu nos outros concertos que tiveram dois técnicos de som da Restart neste não apareceram o que apareceu foi um amplificador (de baixo), que ia ser necessário, misteriosamente avariado. Todos os outros concertos foram filmados este não foi porque, também misteriosamente, a câmara de vídeo tinha desaparecido. A lista de casos a lamentar é longa mas vou ficar por aqui.

COMO É QUE A FENDER FOI AO MUSEU

Em meados de Fevereiro numa conversa com a Dra Maria Helena Trindade, directora do Museu da Música, referenciei o facto de no Museu não existir nenhum instrumento musical da era pop. Sendo o tema de este ano para os museus a juventude perguntaram-me se não teria algumas ideias. Telefonei para o meu amigo de longa data Renato Gomes, antigo guitarrista da banda UHF, que é o homem forte da Fender em Portugal e perguntei-lhe se não queria mostrar algumas guitarras da marca no Museu. A resposta foi de imediato positiva e como, curiosamente, este ano se comemorava os 60 anos da Fender havia a possibilidade de trazer ao Museu a exposição comemorativa do facto.
(foto de Ana Fonseca)
Trouxe o Renato ao museu para um primeiro contacto com os responsáveis pelo museu e estive na reunião com o responsável pelo marketing da Fender Ibérica, Salvador Poquet. (::::) Felizmente tive a oportunidade de relatar esta pequena história no concerto e de proporcionar ao Renato Gomes o reconhecimento público merecido. Mais uma vez obrigado.