TRADICIONALIS

Este Blog pretende ser um espaço onde se trocam impressões e ideias sobre o património cultural português e qual a melhor forma de o preservar. A música e os instrumentos musicais, em especial os cordofones, terão aqui um espaço privilegiado.

31 maio 2007

DIA MUNDIAL DA CRIANÇA


Amanhã, dia 1 de Junho no Museu da Música

às 14h00 - A EVOLUÇÃO DO FONOGRAMA: DO ROLO DE CERA AO LEITOR DE MP3
Desde o fonógrafo de Edison até ao iPod, o célebre leitor de mp3, existiram vários tipos de reprodutores de fonogramas. Com este atelier, Victor Palma, responsável pelo acervo sonoro do Museu, procurará, através da audição e visualização de vários tipos de fonogramas, dar a conhecer aos interessados uma evolução que passou pelo disco, fita magnética, cassete, CD e mais recentemente o Mp3.

às 15h00 - CONCERTO DO CORO DO COLÉGIO PORTUGAL
Assinalando o Dia Mundial da Criança, o Museu da Música recebe o Coro do Colégio Portugal para um pequeno concerto em que serão interpretadas canções infantis do compositor Victor Palma. Com cerca de um ano de existência, o Coro do Colégio Portugal, composto por alunos do 1.º e 2.º Ciclos, tem desenvolvido um trabalho de recuperação de repertório tradicional português, bem como de temas originais.

30 maio 2007

1.ª FEIRA DO LIVRO DA FCSH


Nos próximos dias 31 de Maio e 1 de Junho, entre as 10h00 e as 16h30, realiza-se na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Av. de Berna 26C) a 1.ª Feira do Livro da FCSH. É uma oportunidade de proporcionar espaços e tempos de diálogo informais entre autores, textos e leitores e de criar um espaço privilegiado de reflexão e crítica em torno da produção científica escrita da FCSH. Textos de autor, actas, separatas, livros, brochuras poderão ser vistos, oferecidos, declamados, lidos, folheados e até comprados. Querendo … e podendo … encontramo-nos lá – Átrio da FCSH – Torre B.

29 maio 2007

50.000



Este blog teve o seu início no dia 29 de Agosto de 2005 mas o contador de visitas só foi introduzido no dia 25 de Setembro de 2005. Passados 610 dias o blog atinge os 50.000 visitantes o que dá uma média de 82 (81,97) visitas por dia. Nada mau.
A todos os que visitam o blog, OBRIGADO.

28 maio 2007

PANELAS CANTORAS

Esta é uma dica para os mais novos ou para os pais. Ainda estão a tempo de fazer uma visita ao Museu Nacional de Etnologia para ver as Panelas Cantoras.

27 maio 2007

ARRAIAIS DO MUNDO

Organizado pela Associação Pé de Chumbo e pela Câmara Municipal de Tavira, de 1 a 3 de Junho realizam-se em Tavira os Arraiais do Mundo, um evento com muita música, danças, oficinas e muito mais. Mais Informações

26 maio 2007

NÃO HÁ FOME QUE NÃO DÊ EM FARTURA

Chega o Verão e aí estão as festas e os festivais. É uma boa altura para tirar a barriga de misérias e também escoar parte do subsídio de férias. Aqui vão algumas sugestões para a zona de Lisboa:

De 1 de Junho a 15 de Julho
FESTIVAL DE SINTRA – Música e Dança 2007-05-26
De 31 de Maio a 24 de Julho
25º Festival MÚSICA EM LEIRIA
De 8 a 30 de Junho
FESTA DO FADO no Castelo de S.Jorge
De 30 de Junho a 22 de Julho
COOL JAZZ FEST
De 20 a 22 de Junho
DELTA TEJO
De 8 a 9 de Junho
ALIVE! 07
De 28 de Junho a 5 de Julho
SUPER BOCK SUPER ROCK

25 maio 2007

VISITA GRÁFICA Á EXPOSIÇÃO NO TEMPO DO GIRA DISCOS

Atenção gráficos, designers, antropólogos, sociólogos... não percam no próximo Sábado, 26 de Maio às 15h30, no Museu da Música a visita guiada que Tó Trips (designer) e Pedro Félix (antropólogo) conduzirão à exposição «No Tempo do Gira-Discos». Viagem prometida ao mundo das capas dos discos de 60 e 70 para falar de design e, é claro, de música.

24 maio 2007

FEIRA DO LIVRO DE LISBOA

Começa hoje mais uma Feira do Livro, a 77ª, em Lisboa. O evento estará a funcionar entre as 16h e as 24h até ao dia 10 de Junho. A Feira de Lisboa tem este ano 127 participantes e 189 stands.

23 maio 2007

MEMÓRIAS DA GUITARRA PORTUGUESA

Amanhã, dia 24 de Maio, pelas 19h inserido no programa Memórias da Guitarra Portuguesa, Ciclo dedicado a intérpretes consagrados, José Pracana, acompanhado por Raul Nery, apresentam no Museu do Fado temas de José António Sabrosa. A entrada é livre mas está sujeita à lotação do auditório que, diga-se de passagem, não é assim muito grande.

22 maio 2007

MUSICA TRADICIONAL DA SUÉCIA

Incluído no Ciclo de Música Jovens Músicos, Novos Ouvintes promovido pelo Ministério da Cultura e que se tem vindo a realizar aos Domingos de quinze em quinze dias no Mosteiro dos Jerónimos em Lisboa, os estudantes do Externato Sueco vão apresentar um concerto com Música e Canções Tradicionais da Suécia no próximo Domingo, dia 27 de Maio, às 11h00. A entrada é gratuita.
Convém lembrar os mais esquecidos que aos Domingos das 10H00 às 14H00 não se paga a entrada nos Museus e Monumentos.
Têm lá ido ???......

21 maio 2007

XIV FESTIVAL INTERNACIONAL DE GUITARRA DE SANTO TIRSO 2007

De 26 de Maio a 30 de Junho realiza-se mais uma edição, a XIV, do Festival Internacional de Guitarra de Santo Tirso. Este ano vão estar presentes Stanley Jordan (o mestre do tapping que andava a tocar na rua quando que em 1985 foi “descoberto” por Al Di Meola), Martin Taylor (que acompanhou o lendário violinista francês Stephane Grappelli), Uwe Kropinski (um baixista também apaixonado pela guitarra), o quarteto do japonês Kazuhito Yamashita mas, o melhor mesmo é dar uma espreitadela no Site oficial do Festival
O nome Festival de Guitarra é que se calhar podia mudar para Festival de Viola. Perguntem ao prof. Manuel Morais porquê…

20 maio 2007

MODERNIÇA AO VIVO EM LISBOA

Já vos falei, em Dezembro do ano passado, do projecto Moderniça e aí está uma boa oportunidade para os ver. No dia 26 de Maio, vão estar em Lisboa, participando num concerto/gala de beneficência a favor da Associação dos Amigos e Profissionais do Hospital de Santa Maria. O evento decorrerá na Academia de Santo Amaro (Rua da Academia Recreativa de Santo Amaro, 9), pelas 16:00.

19 maio 2007

NOITE DOS MUSEUS



Á semelhança daquilo que acontece por todos os museus também o Museu Nacional de Etnologia oferece hoje um conjunto de actividades que têm início às 13h00 e se vão prolongar até às 4H00 da manhã de Domingo. Um dia e uma noite em GRANDE. Aproveitem, a entrada é grátis.

18 maio 2007

PRIMAVERA NO MUSEU DO FADO


Inaugurada ontem, dia 17 de Maio, a exposição PRIMAVERA, David Mourão-Ferreira e o Fado vai estar ate 31 de Outubro no Museu do Fado em Lisboa

17 maio 2007

DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS / NOITE DOS MUSEUS


Para assinalar a Noite dos Museus e o Dia Internacional dos Museus, este ano dedicado ao património Universal, o Museu da Música preparou uma programação especial que levasse em linha de conta a exposição «No tempo do gira-discos: um percurso pela produção fonográfica portuguesa (1960-1980)», patente até 23 de Junho.
Tratando-se de uma exposição dedicada à música portuguesa, encontrámos no Fado um ponto de contacto com o tema deste ano do Dia Internacional dos Museus, destacando assim a sua candidatura a Património Oral e Imaterial da Humanidade.
Não deixe de aparecer para visitar a exposição e participar nas actividades propostas. Como não poderia deixar de ser na Festa dos Museus, a entrada é livre.

16 maio 2007

NO TEMPO DO GIRA DISCOS

UM PERCURSO PELA PRODUÇÃO FONOGRÁFICA PORTUGUESA 1960-1980



A produção fonográfica portuguesa das décadas de 60 e 70 será relembrada no Museu da Música, de 9 de Maio - 23 de Junho 2007, através de uma exposição de discos de vários géneros musicais, correspondendo ao primeiro grande levantamento de obras daquele período efectuado no nosso País.
A exposição pretende divulgar a música portuguesa das décadas de 60 e 70, a partir de uma selecção de discos efectuada pelos etnomusicólogos António Tilly e João Carlos Callixto onde não faltarão gravações de Simone de Oliveira, Carlos do Carmo, Sheiks, José Cid, Banda do Casaco, José Afonso e muitos outros, podendo algumas delas ser ouvidas pelos visitantes em pontos de escuta gentilmente cedidos pela Creative Labs Portugal.
Organizada em conjunto com o Instituto de Etnomusicologia (INET) - centro de investigação integrado na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade Nova de Lisboa (UNL) – e contando com a colaboração da RDP e de colecções particulares na cedência de discos, a exposição pretende igualmente homenagear algumas figuras fundamentais da música portuguesa daquelas décadas.
Como complemento, será organizado um ciclo de conferências e outras actividades a anunciar oportunamente

15 maio 2007

AS MÁSCARAS VÃO EMBORA



20 de Maio de 2007, Domingo, é o último dia para visitar a exposição “Sogobò, Máscaras e Marionetas do Mali” no Museu Nacional de Etnologia.

14 maio 2007

FERNANDO DEGHI

Fernando Deghi é um violeiro Brasileiro, brilhante executante da Viola Caipira ou, como ele lhe chama, Viola Brasileira (descendente das nossas violas tradicionais) que conheci no “Tocar de Ouvido” em Évora. Depois de ter feito neste evento uma apresentação das suas músicas e das suas violas, o Fernando foi convidado a apresentar os seus instrumentos na FSCH – UNL aos estudantes da pós graduação em Música Popular Portuguesa. Esta apresentação iria acontecer na quinta feira dia 3 de Maio em substituição de uma das aulas da pós graduação, tratava-se de um acontecimento restrito. Pela parte que me toca só soube do facto umas horas antes através do telefonema de um amigo que frequenta este curso. Como o violeiro brasileiro não podia estar às 18h00 na Faculdade, iria chegar um pouco mais tarde, a aula teve início. Às 18h30 o Fernando chegou e foi “convidado” a aguardar nas escadas, onde se preparou para a apresentação, até às 19h45m altura em que nos deslocámos para o auditório. Às 19h50 finalmente havia cerca de 15 pessoas presentes, na maioria os pós graduantes, que comunicaram a Fernando Deghi que só poderiam estar presentes até às 20h15 porque tinham que ir jantar. Felizmente que a recepção que lhe foi dada pelos transeuntes nas escadas foi bem mais agradável. É melhor ficar por aqui para não extravasar nos meus comentários………

O melhor mesmo é ver e ouvir a música do Fernando Deghi

Etiquetas:

13 maio 2007

TOCAR DE OUVIDO : RESCALDO

Foi um encontro de tocadores em que o objectivo era aprender, colher informação e conhecimento dos tocadores menos jovens. Não sei se o problema está na falta de divulgação ou no completo desinteresse pelas nossas raízes e tradições o que é um facto é que aquilo que pude observar nos dois dias em que estive presente (29 e 30 de Abril, Sábado e Domingo) foi que a adesão foi realmente pequena, com honrosa excepção dos gaiteiros que estiveram em peso. (Flauta de tamborileiro: 3 ; Flauta pastoril: 1 ; Rabeca: 2 ; Concertina: 3 ; Viola campaniça: 2 ; Gaita de fole: muitos.) Parabéns aos gaiteiros !!

Na Viola Campaniça tive a oportunidade de, juntamente com o João Telha dos Moderniça, recolher alguns conhecimentos com o Mestre Manuel Bento que, apesar dos seus 82 anos, mostrou sempre uma disponibilidade, animação e vivacidade que muito me espantou. Por tudo aquilo que pude aprender nestes dois dias o meu Obrigado.


Também estiveram no encontro dois construtores de cordofones já consagrados na nossa praça, o Alfredo Machado de Braga e o Fernando Meireles de Coimbra. Quero deixar aqui uma palavra de apreço ao Alfredo Machado que se disponibilizou e me facultou valiosa informação sobre os construtores de cordofones de Braga.



Ver Video

12 maio 2007

DE REGRESSO, NOVAMENTE

Nada melhor para marcar o meu regresso às lides blogísticas que uma frase do famoso Albert Einstein (1879-1955)
"Se não fosse físico podia ter sido músico. Penso muito em música. Sonho acordado com música e retiro a minha alegria da música"